Metal Patroll Webzine

We're gonna keep you on rockin'!

Por Fernando Bornegrinder

Não é a toa que o Brasil é considerado o país da blasfêmia. Desde meados dos anos 70 com a memorável banda Stress até os dias de hoje, o país tem sido berço de muitas bandas extremas de muito destaque. Como é o caso do o Holder. Formado no final dos anos 90, essa banda de Maringá, não deixa duvidas do que eu disse anteriormente, sendo possuidora de um som matador e visceral, a horda vem mostrando seu valor e se consolidando no cenário nacional com muita garra e dedicação a mais extrema música de aço, com dois álbuns já lançados: Merciful Scourge e Eternal Flame, lançados em 2002 e 2006 respectivamente, (ambos pela Mutilation Records).Conversamos com o baixista Laércio Lord Holder, que com muita simpatia respondeu nossas perguntas, expressou suas opiniões e esclareceu algumas duvidas. Confira abaixo.

Metal Patroll Webzine: Laércio, obrigado por ceder esta entrevista, podia começar contando-nos um pouco dos primórdios da banda, como se deu o encontro e as maiores dificuldades encontradas no inicio da carreira...

Laércio – Lord Holder: Nós é que agradecemos Fernando, pela oportunidade! Bom cara, a Banda surgiu em meados 98 quando o Barba tinha acabado de sair de uma banda que ele tocava e tão logo começou a compor vários sons. Em seguida chamou o Gilson para o vocal e me convidou para tocar baixo. Eu também tinha acabado de encerrar as atividades de uma banda de death metal tradicional chamada Cruz onde eu acumulava as funções de guitarrista e vocal. Arrumamos um batera e no início de 99 demos vida ao HOLDER. As dificuldades foram muitas (e ainda são), pois para o metal em geral não tem nada fácil, desde arrumar um bom equipamento para tocar, como arrumar bons lugares para isso também, mas sempre fomos muito persistentes! Você sabe que já tivemos três bateristas na Banda e agora com o Gilson já é o quarto e por aí pode perceber o quanto estamos ralando ainda para permanecer na cena!

M P .: O que mais influencia a composição das letras do Holder , que são visivelmente pesadas e macabras ?

R.: Lord Holder: Na verdade nossas influências vêm da realidade em que vivemos e do meio que convivemos, pois a realidade, em sua total supremacia, é macabra! Vivemos em constantes conflitos ao redor do Planeta, buscamos sempre liberdade e felicidade, mas isso é raramente possível por causa das pessoas, por causa da humanidade. O mundo é um caos, assim como é retratado nas letras do HOLDER.

M P.: O som da banda é calcado no mais extremo brutal death metal, com grandes influências de Krisiun e Sufocation, por exemplo, e soa old school , como é o processo de composição do Holder ?

R. Lord Holder: Essa sua observação é interessante até para dizer a você, sem sombra de dúvida, que somos influenciados pelo rock n roll até o death/black metal mais extremo e isso acaba ficando em evidência na hora de compor. O processo é muito simples e natural, as músicas vão saindo de acordo com aquilo que temos em mente e que gostamos de fazer, por isso deve soar como você comentou: extremo e old school! Você deve ter observado nos dois ábuns que lançamos que a maioria das músicas é o Barba que as compõe, mas tem músicas de todos os integrantes e mesmo assim o direcionamento musical é o mesmo, por isso que eu digo que é muito natural. Todos fazem as músicas e trazem para o estúdio para todos opinar e lapidá-las.

M P.: Diga -nos como se deu a saída do baterista Mauricio ?

R. Lord Holder: O Maurício estava acumulando muita coisa ao mesmo tempo: estudos, família e outras atividades, então tava complicado para ele em levar tudo de uma vez, por isso resolveu se dedicar a sua vida pessoal. Mas isso aconteceu num clima de muita amizade e respeito, pois somos amigos e o consideramos muito!

M P:. Logo apos a saída do Mauricio como que foi a passagem do vocalista Gilson para a bateria, conte nos como foi essa mudança de função.

R. Lord Holder: O Gilson sempre curtiu tocar bateria, fazia isso de vez em quando, mas nada sério. Quando a gente se viu naquela situação ele se ofereceu para o posto de batera da banda, pois já tinha passado três bateras no HOLDER. Analisamos de como seria sem o vocal dele, mas o Barba assumiu numa boa, começamos a ensaiar e vimos que estávamos no caminho certo: gostamos do resultado e aqui estamos nós!

M P.:Há uma sensação diferente tocando como power trio ? Fale-nos sobre isso:

R. Lord Holder: Velho, parece que tudo fica mais fácil: viajar, passar som, menos opinião e menos espaço para tudo, até melhor para dividir as cervejas (risos)! Mas tem sido legal porque parece que a banda amadureceu mais, nos unimos mais e temos consciência que a adaptação total leva muito tempo, mas a experiência tem sido muito relevante e estamos conseguindo resultados mais positivos do que antes! A batalha para nós nunca foi fácil e sempre estamos correndo atrás daquilo que realmente almejamos. Sempre tivemos coragem para enfrentar os desafios e esse foi (e está sendo) um que estamos enfrentando em amor a aquilo que acreditamos e em fidelidade ao METAL!

M P.: Qual é a opinião de vocês sobre a cena underground nacional nos últimos anos ?

R. Lord Holder: Uma coisa é certa: o cenário brasileiro tem muito a melhorar, mas nós que já tocamos em todas as regiões do País, posso te dizer uma coisa com a maior certeza, as bandas estão cada vez melhores, os músicos estão preocupados em buscar conhecimento, melhorar, aprender e fazer música de qualidade! A competência que você encontra numa banda aqui no sul, pode ter certeza que no norte, no nordeste ou em outra região, você também vai encontrar! Outra coisa são os produtores de shows que tem procurado dar um suporte legal para as bandas, isso é gratificante e só faz crescer a cena brasileira.

M P.: Como foi a agenda de shows de 2008 e o que vocês esperam pra 2009?

R. Lord Holder: 2008 para o HOLDER foi memorável, fizemos a tour pelo nordeste brasileiro que era muito almejado por todos nós. Encontramos pessoas incríveis por lá, bangers insanos e insaciáveis por metal. Fizemos muitos shows interessantes mesmo e fechamos o ano com um saldo super positivo! Em 2009 estamos compondo novas músicas e queremos gravar e lançar o terceiro álbum para comemorar os dez anos de HOLDER, dez anos de batalha sangrenta em busca da destruição do império de hipocrisia que vive a humanidade mergulhada em doutrinas e dogmas! Queremos continuar contribuindo com a nossa parte para que o metal brasileiro se consolide de uma vez por toda no cenário mundial!

M P.: Como esta o andamento das novas musicas e já há previsão para o lançamento de um novo trabalho?

R. Lord Holder. Como eu disse anteriormente, estamos compondo novos sons para culminar no terceiro álbum do HOLDER. Nossa intenção é que seja lançado ainda neste ano para comemorarmos os dez anos de banda! Queremos fazer essa comemoração em grande estilo, com mais um CD na mão e sair em tour por este Brasil afora de novo! Queremos encontrar todas as pessoas que sempre nos apoiaram em todo canto do Brasil, queremos celebrar mais uma vez o culto da devastação, do impiedoso flagelo contribuindo na quebra dos dogmas que atrasam a humanidade. Muito metal extremo na hipocrisia!!!!

M P.: Qual será o nome do novo trabalho da banda?

R. Lord Holder: Essa informação ainda não posso te passar (risos) até porque já temos um nome, mas ainda não é oficial e por isso não vamos divulgar por enquanto. Assim que tiver tudo decidido, aí então falaremos ok? Hehehe.

M P.: Deixe aqui um recado para os seguidores do Holder:

R. Lord Holder: Estamos ansiosos para encontrar vocês de novo por este Brasil afora! Agradecemos por toda hospitalidade que nos proporcionaram por onde passamos gratos pela amizade e por acreditarem no nosso trabalho! Obrigado mais uma vez, a você, Fernando, por nos conceder este espaço, esperamos que seu webzine prospere e que possa contribuir muito com o Metal brasileiro, precisamos de pessoas como você que acredita no potencial das bandas do nosso País! Quem quiser nos contactar para shows ou troca de idéias pode ser através do e-mail: holder_death@hotmail.com

e outras informações sobre a banda: http://myspace.com/holderdeathmetal

Valeu!!!! “ O Metal Prevalece!”


metal extremo)



edit post